quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Redes de Aprendizagem - Atv. 1.3




Supervisão de Tecnologias Educacionais
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Bacabal
Curso: Redes de Aprendizagem
Entidade: SEDUC - MA
Turma: Wirlanda
Módulo: Redes de Aprendizagem - Guia do Cursista
Oferta: 2014/02
Cursista: João Batista
Local de realização: SEDUC - MA

Atividade 1.3 - Relação homem-técnica


A evolução tecnológica acontece desde os primórdios. No início o processo era lento, mas Paleolítico e Neolítico e ações que antecederam os citado períodos, também foram marcados por novidades tecnológicas, da época, que hoje, mesmo parecendo tão arcaicas, representavam grandes inovações em suas criações/evoluções e contribuíram para nossa atualidade tecnológica.
Tecnologia: conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade. É a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
Fundamentados na definição acima e, atendendo ao que se pede na atividade 1.3 do Curso Redes de Aprendizagem, o professor Raimundo Jorge, multiplicador do NTE de Bacabal-MA e eu, João Batista, assistimos aos vídeos sugeridos, realizamos pesquisas e produzimos dois vídeos, de acordo com as requisições da referida atividade, conforme disponibilizamos:
Obs.: vale ressaltar que os vídeos foram realizados com alunos da escola Raimundo Nonato Ferro do Lago e com o professor Manoel Lemos que desenvolve suas atividades na escola citada e no Centro de Ensino Presidente José Sarney. As gravações captaram interferências de ambientes externos e de outras tecnologias em uso no momento, tais como: ventiladores, aparelhos de ar condicionado e visitas inesperadas de outras pessoas. A entrevista com os alunos foi gravada no formato VGA/MP4, enquanto que a que realizamos com o professor Lemos foi gravada em HD/MP4, tornando difícil de disponibilizá-la na rede, logo optei por uma conversão, então utilizei o conversor: onlinevideoconverter. Acessível em: http://eu.onlinevideoconverter.com/ , facilitando o manuseio de edição/postagem, assim como o de acesso.

Situação-problema 1:
 
 
Situação-problema 2:

Abraços a todas/os,
João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário