domingo, 21 de dezembro de 2014

Ingresso nas redes sociais


REDES DE APRENDIZAGEM

Atividade 2.2 - Compartilhando experiências de uso de redes sociais

-Processos que envolveram o ingresso nas redes sociais-

João Batista

As redes sociais são determinantes no meio comunicacional atual, hoje existem variadas possibilidades de interação social, seja via celular, smartphone, notebook, tablet ou outro dispositivo conectado à Internet, além dos sistemas de mensagens via operadoras de celular.
O advento das redes sociais datam dos anos 90 - “O ClassMates (colegas, em inglês) é considerado a primeira rede social. Foi criado em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads para reunir amigos da escola e faculdade. O serviço era pago, mas fez muito sucesso na época entre usuários dos Estados Unidos e Canadá. Existe até hoje.
Em 1997 surgiu o Six Degrees, de Andrew Weinreich, parecido com as redes sociais que conhecemos hoje: com envio de mensagens, publicação em murais e a possibilidade de adicionar contatos”. Conteúdo acessível em: http://www.dgabc.com.br/Noticia/462216/qual-foi-a-primeira-rede-social?referencia=minuto-a-minuto-lista
Em http://www.infoescola.com/sociedade/redes-sociais-2/ podemos conferir: “A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo”.
Como ingressei participação em redes sociais?
Iniciei em 1998, por acaso, havia adquirido meu primeiro computador pessoal com instalação do SO 95 - Sistema Operacional Windows 95 – um pouco antes, tinha realizado um curso de informática, operando com o Sistema Operacional MS-DOS, logo não conhecia muito do Windows, a não ser pelo fato de conseguir digitar em seu editor/processador de textos, o Microsoft Word - utilizando as configurações básicas de formatação de documentos, porém fui classificado para cursar uma especialização em Informática Educacional, pela UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, através do PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação, hoje Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). No curso, aprendemos noções básicas de manuseio de aplicativos pertencente aos pacotes do Windows e o grupo de Bacabal, na época: Ana Luzia Brandão, Francisco Marques, João Batista, Júlia Ferreira e Vilagran Cabrita após conclusão da referida especialização, iniciou uma jornada de estudos e aprofundamentos naqueles e em outros aplicativos para se tornar apto a formar professores para o uso pedagógico das tecnologias que chegariam às escolas públicas.
Quanto às redes sociais, como dizia, iniciei em 1998, quando em um dos módulos de Informática, ministrados no curso de especialização, utilizamos a plataforma de bate-papo mIC: mIRC é um cliente de IRC, shareware, para o sistema operacional Microsoft Windows, criado em 1995 e desenvolvido por Khaled Mardam-Bey com a finalidade principal de ser um programa chat utilizando o protocolo IRC, onde é possível conversar com milhões de pessoas de diferentes partes do mundo. Ele era utilizado somente para isto, mas evoluiu para uma ferramenta totalmente configurável, que pode ser usada para muitas finalidades devido à sua linguagem de programação incorporada (mIRC Scripting). Outros usos incluem:
  • Gerente para canais de IRC
  • Servidor de jogos multiplayer
  • Leitor de MP3
  • Browser
  • Servidor de DCC, HTTP e de IRC
  • Plataforma de jogos (designados de mIRC games, jogos de mIRC” - consultar em: http://pt.wikipedia.org/wiki/MIRC
Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Relay_Chat consulte também: Internet Relay Chat (IRC) é um protocolo de comunicação utilizado na Internet. Ele é utilizado basicamente como bate-papo (chat) e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privada. Foi documentado formalmente pela primeira vez em 1993”.
Incluindo outras possibilidades como blogs facebook, twitter e outras mais, as janelas se alargam no sentido de opções de exploração de tais ferramentas como meio facilitador do processo de comunicação e construção do conhecimento.
Em minha jornada, continuei praticando interações via rede, ou como cursista ou em tutoria de formação continuada em educação a distância. Situações que nos possibilitam um convívio maior com as redes de interação social. Em um dos cursos realizados criei, em grupo – em 25/06/2003, atendendo a uma requisição de atividade, o fórum “Água, indispensável à Vida”, acessível em: http://inforum.insite.com.br/protecao-das-aguas-doces/1436126.html que trata da necessidade de economia e preservação da água própria ao consumo humano, a plataforma de criação de páginas como a que pode se acessada na URL informada acima é: http://inforum.insite.com.br
Hoje, utilizo facebook, blog, raramente, o twitter, whatsapp e poucas outras ferramentas de interação e confesso que será quase impossível conviver sem tais ferramentas em um mundo em que as informações circulam em velocidade avassaladora e que, querendo ou não, se não nos integrarmos a elas, estaremos perdendo espaços na família, na profissão e em todos os demais segmentos presentes em nossas vidas.
Quando nos referimos a nossa caminhada pedagógca, fica difícil não nos reportarmos ao uso, convívio e intermediação quanto à prática de tais redes, pois fica difícil imaginar um adolescente alheio a elas e em uma visão mais ampla... A sociedade congestionaria se não aderisse a seu uso... Logo, só nos resta encontrarmos a melhor dinâmica de utilidade e compartilharmos da melhor forma possível.
Abração.
Contribua, comentando, postando sugestões, criticando... Da melhor maneira que considerar valer a contribuição.
João Batista.





PS: as redes sociais são democráticas, pois conseguem aproximar pessoas de diferentes classes sociais...

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