REDES DE APRENDIZAGEM
Atividade 2.2 - Compartilhando experiências de uso de redes sociais
-Processos que envolveram o ingresso nas redes sociais-
João Batista
As redes sociais são determinantes no meio comunicacional atual,
hoje existem variadas possibilidades de interação social, seja via
celular, smartphone, notebook, tablet ou outro dispositivo conectado
à Internet, além dos sistemas de mensagens via operadoras de
celular.
O advento das redes sociais datam dos anos 90 - “O
ClassMates (colegas, em inglês) é considerado a primeira rede
social. Foi criado em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads para
reunir amigos da escola e faculdade. O serviço era pago, mas fez
muito sucesso na época entre usuários dos Estados Unidos e Canadá.
Existe até hoje.
Em
1997 surgiu o Six Degrees, de Andrew Weinreich, parecido com as redes
sociais que conhecemos hoje: com envio de mensagens, publicação em
murais e a possibilidade de adicionar contatos”.
Conteúdo acessível em:
http://www.dgabc.com.br/Noticia/462216/qual-foi-a-primeira-rede-social?referencia=minuto-a-minuto-lista
Em
http://www.infoescola.com/sociedade/redes-sociais-2/
podemos conferir: “A primeira rede social surgiu em
1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo
de conectar estudantes da faculdade. A partir de então as redes
sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das
redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o
Vimeo”.
Como ingressei participação em redes sociais?
Iniciei em 1998, por acaso, havia adquirido meu primeiro computador
pessoal com instalação do SO 95 - Sistema Operacional Windows 95 –
um pouco antes, tinha realizado um curso de informática, operando
com o Sistema Operacional MS-DOS, logo não conhecia muito do
Windows, a não ser pelo fato de conseguir digitar em seu
editor/processador de textos, o Microsoft Word - utilizando as
configurações básicas de formatação de documentos, porém fui
classificado para cursar uma especialização em Informática
Educacional, pela UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco,
através do PROINFO – Programa Nacional de Informática na
Educação, hoje Programa Nacional de Formação
Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). No
curso, aprendemos
noções básicas de manuseio de aplicativos pertencente aos pacotes
do Windows e o grupo de Bacabal, na época: Ana
Luzia Brandão, Francisco Marques, João Batista, Júlia Ferreira e
Vilagran Cabrita
após conclusão da referida especialização, iniciou uma jornada de
estudos e aprofundamentos naqueles e em outros aplicativos para se
tornar apto a formar professores para o uso pedagógico das
tecnologias que chegariam às escolas públicas.
Quanto às redes sociais,
como dizia, iniciei em 1998, quando em um dos módulos de
Informática, ministrados no curso de especialização, utilizamos a
plataforma de bate-papo mIC: “mIRC
é um cliente de IRC,
shareware,
para o sistema
operacional
Microsoft
Windows,
criado em 1995
e desenvolvido por Khaled
Mardam-Bey
com a finalidade principal de ser um programa chat
utilizando o protocolo IRC,
onde é possível conversar com milhões de pessoas de diferentes
partes do mundo. Ele era utilizado somente para isto, mas evoluiu
para uma ferramenta totalmente configurável, que pode ser usada para
muitas finalidades devido à sua linguagem de programação
incorporada (mIRC
Scripting).
Outros usos incluem:
- Gerente para canais de IRC
- Servidor de jogos multiplayer
- Leitor de MP3
- Browser
- Plataforma de jogos (designados de mIRC games, jogos de mIRC” - consultar em: http://pt.wikipedia.org/wiki/MIRC
Em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Relay_Chat
consulte também: “Internet
Relay Chat (IRC) é um protocolo de comunicação utilizado na
Internet.
Ele é utilizado basicamente como bate-papo (chat)
e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privada. Foi
documentado formalmente pela primeira vez em 1993”.
Incluindo
outras possibilidades como blogs facebook, twitter e outras mais, as
janelas se alargam
no sentido de opções de exploração de tais ferramentas como meio
facilitador do processo de comunicação e construção do
conhecimento.
Em
minha jornada, continuei praticando interações via rede, ou como
cursista ou em tutoria de formação continuada em educação a
distância. Situações que nos possibilitam um convívio maior com
as redes de interação social. Em um dos cursos realizados criei, em
grupo – em 25/06/2003, atendendo a uma requisição de atividade, o
fórum “Água,
indispensável à Vida”, acessível em:
http://inforum.insite.com.br/protecao-das-aguas-doces/1436126.html
que trata da necessidade de economia e preservação da água própria
ao consumo humano, a plataforma de criação de páginas como a que
pode se acessada na URL informada acima é:
http://inforum.insite.com.br
Hoje,
utilizo facebook, blog, raramente, o twitter, whatsapp e poucas
outras ferramentas de interação e confesso que será quase
impossível conviver sem tais ferramentas em um mundo em que as
informações circulam em velocidade avassaladora e que, querendo ou
não, se não nos integrarmos a elas, estaremos perdendo espaços na
família, na profissão e em todos os demais segmentos presentes em
nossas vidas.
Quando
nos referimos a nossa caminhada pedagógca, fica difícil não nos
reportarmos ao uso, convívio e intermediação quanto à prática de
tais redes, pois fica difícil imaginar um adolescente alheio a elas
e em uma visão mais ampla... A sociedade congestionaria se não
aderisse a seu uso... Logo, só nos resta encontrarmos a melhor
dinâmica de utilidade e compartilharmos da melhor forma possível.
Abração.
Contribua,
comentando, postando sugestões, criticando... Da melhor maneira que
considerar valer a contribuição.
João
Batista.
PS:
as redes
sociais
são democráticas, pois conseguem aproximar pessoas de diferentes
classes
sociais...
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