terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Atividade 3.1 - Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais


ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE BACABAL

SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE BACABAL

E-PROINFO: REDES DE APRENDIZAGEM

DIRETRIZES DA ESCOLA FRENTE AO USO DAS MIDIAS SOCIAIS




UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO MEIO CATALIZADOR NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS



AUTOR: PROFESSOR/FORMADOR JOAO BATISTA CUNHA FREIRE

PÚBLICO ALVO: Alunos de Ensino Médio


OBJETIVOS:

Utilizar o aplicativo whatsapp para dinamizar a prática de uso de línguas estrangeiras, através da troca de mensagens de texto, utilizando o idioma em estudo, com traduções para o português e vice-versa.

Incentivar maior envolvimento do alunado ao estudo de línguas e promover interação entre os participantes da/as turma/as.

Estimular interações também, através de mensagens de voz e/ou vídeo, adotando as mesmas estratégias utilizadas para com as mensagens de texto.

PONTO DE PARTIDA:



Uma das dificuldades no estudo de línguas estrangeiras é a falta de convívio do estudante com pessoas que falam o idioma em estudo. Portanto, a ideia principal é promover esse convívio entre pessoas que padecem da mesma carência, através de situações que possam mediar tal entrave, logo optou-se por adotar uma das redes sociais como meio de solução de tal problemática, muito presente na vida do estudante de Ensino Média da rede pública. A via adotada foi o whatisapp - rede social que dentre as demais, consegue consegue atrair larga demanda de usuários, talvez pelo fato do fácil manuseio do aplicativo, somado a outros pontos como ação instantânea na transmissão de dados: texto, fotos, vídeos... com a utilização de dispositivos que fazem parte da vida humana, principalmente o celular/smartphone.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS:

Apresentar aos alunos áudio de uma música em inglês ou outra língua estrangeira, que se esteja trabalhando e depois cantá-la com vossa participação;

Discutir com os alunos a letra da música ouvida/cantada;

Assistir com eles (alunos), um vídeo/filme (curto), também no idioma trabalhado e depois sondar o entendimento da mensagem, por parte dos mesmos;

Formar grupo/os utilizando o whatsapp (dividir a turma em mais de um grupo para facilitar o gerenciamento das atividades – tendo sempre o/a professor/ra como administrador/ra do grupo)

Dar início ao processo de trocas de mensagens no idioma em estudo – iniciar requisitando traduções de pequenos textos para o português e depois, a partir do português. Com a continuidade, sugerir que as mensagens sejam elaboradas por eles próprios, sendo que cada um escolha a de um colega para realizar a tradução;

Substituir a troca de mensagens de texto para mensagens de voz/vídeo e aplicar didática semelhante;

Utilizar a estratégia em processo contínuo, podendo expandir para outras redes, tais como: blog, facebook, para não se tornar monótona e cansativa;

Considerar o processo avaliativo da disciplina (matéria), a partir da participação e evolução do aluno.

OBSERVAÇÕES:



  • O procedimento será complementar ao uso do livro didático que também deverá ser incentivado pelo professor, assim como utilização de outras mídias/fontes: dicionários de línguas e tradutores online, inclusive trabalhando o processo comparativo para melhor depuração do conteúdo em estudo;
  • O professor deverá incentivar também, apreciação de filmes no idioma trabalhado, com ou sem legenda; ouvir músicas no mesmo idioma e até pedir suas traduções, auxiliando-os em atividades de sala de aula.

CONSIDERAÇÕES:



Ser bilíngue se tornou uma necessidade na vida dos brasileiros e das demais nações que não são originárias de países que falam a língua inglesa - universal comercialmente. Seja pelo fator profissional, comercial, acadêmico, ou até mesmo em busca de realização pessoal, precisamos nos aprofundar no conhecimento de outro/os idioma/as e as oportunidades são mínimas, quando nos referimos à escola, assim temos que buscar cursos extras para conseguir comunicar-se, com eficiência em língua/as estrangeira/as. Infelizmente, pagar cursos extras não está ao alcance financeiro de todos, podando assim, o acesso da maioria aos cursos oferecidos na área em discussão, mas com a finalidade de amenizar tal situação e, buscando facilitar o desempenho do alunado nos idiomas estrangeiros, oferecidos pelas escolas de ensino médio, propõe-se, na realização dessa atividade, adotar o uso da rede social whatisapp, como meio facilitador no processo, conforme se justifica na elaboração de seus objetivos e nas estratégias apresentadas.



Aberto a sugestões e passivo de revisões.

João Batista.

3 comentários:

  1. Gostei demais da idéia de usar o Wathsapp como ferramenta pedagógica para fixação de vocabulário em língua estrangeira.O mais legal é que este aplicativo pode ser utilizado tanto na escrita quanto na fala.
    Vou linkar seu blog e dar a sugestão aos professores de inglês aqui de Tutoia. Boas ideias devem ser divulgadas. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que tenha gostado, caríssima Josykarla. Fique à vontade em divulgar, inclusive em acrescentar, flexionar conforme necessitem aprimorar.

      Excluir
  2. João, esse projeto esta bom para ser executado. Simples e possivel.
    Parabéns!
    Nazaré

    ResponderExcluir